V√°rzea Grande

V√°rzea Grande

Empresa que impulsiona o crescimento do Estado - Saiba Mais

V√°rzea Grande √© um munic√≠pio brasileiro do estado de Mato Grosso. √Č a segunda cidade mais populosa do estado, a 98¬ļ maior cidade mais populosa do Brasil e est√° em conurba√ß√£o com Cuiab√°, na qual √© separada pelo Rio Cuiab√°. Pertence √† Regi√£o Metropolitana do Vale do Rio Cuiab√°.

Etimologia
Segundo algumas fontes, a origem do nome do munic√≠pio, devem ao fato de no passado a cidade estava a 100 metros do Rio Cuiab√°, e em per√≠odos de cheia formavam grandes v√°rzeas e os √ćndios Guan√°s, os primeiros habitantes da regi√£o, batizaram de V√°rzea Grande.

História
V√°rzea Grande foi fundada em 15 de maio de 1867, pelo presidente da prov√≠ncia de Mato Grosso o Brigadeiro Jos√© Vieira Couto de Magalh√£es, com o Acampamento Couto Magalh√£es, no per√≠odo da Guerra do Paraguai. Sua origem est√° ligada a doa√ß√£o de uma sesmaria por parte do Governo Imperial em 1832 aos √ćndios Guan√°s, considerados mansos pelos portugueses e h√°beis canoeiros e pescadores, com a denomina√ß√£o de V√°rzea Grande dos Guan√°s, foi tamb√©m caminho obrigat√≥rio das boiadas que vinham de Ros√°rio Acima (Hoje Ros√°rio Oeste) em busca de Cuiab√°.
Àquela época, Várzea Grande era um ponto estratégico: fazia divisa com Cuiabá pelas margens esquerda do Rio Cuiabá e a barra do Rio Coxipó.
Em 1886, V√°rzea Grande torna se distrito de Cuiab√°, ap√≥s a promulga√ß√£o da Lei provincial n¬ļ 145, de 6 de abril de 1886 que regulamentava o novo nome Par√≥quia de V√°rzea Grande.
Os anos 40 foram marcados foram marcados por importantes infla-estruturas como a constru√ß√£o da ponte de concreto J√ļlio M√ľller e inaugurada em 22 de Janeiro de 1942 e da chegada da energia el√©trica em 1945 tornando V√°rzea Grande no terceiro distrito de energia de Cuiab√°.
Em 1948, V√°rzea Grande se emancipou de Cuiab√°, ap√≥s a promulga√ß√£o da Lei estadual n¬ļ 126, de 23 de setembro de 1948 de autoria do deputado estadual Lic√≠nio Monteiro da Silva.
Em 1956 a pista de decolagem de aeronaves é transferida da Vila Militar, em Cuiabá, para o bairro Jardim Aeroporto, em Várzea Grande.
Em 1964 é inaugurado terminal do Aeroporto Marechal Rondon.
Em 1985 foi fundada a Associação Comercial e Industrial de Várzea Grande, hoje, Associação Comercial e Empresarial de Várzea Grande.

play
video
Entrevista com Dr flavia, Dr Andrey e Dr Noberto, Empresa Pro Saude
publicidade-feijao
revista141_p

© 2013 Copyright Revista Interativa MT 141 | Designed by Summos Criativos