Lucas do Rio Verde MT

Lucas do Rio Verde MT

Empresa que impulsiona o crescimento do Estado - Saiba Mais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lucas do Rio Verde √© um munic√≠pio brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 13¬ļ03'01" sul e a uma longitude 55¬ļ54'40" oeste, estando a uma altitude de 390 metros. Sua popula√ß√£o estimada de 2013 √© de 52.843 habitantes.

História
coloniza√ß√£o foi incentivada pelo regime militar que pretendia ocupar os "vazios demogr√°ficos" do pa√≠s. Nas fotos dos pioneiros √© poss√≠vel ver as faixas contendo os dizeres "P√°tria, Fam√≠lia e Propriedade", frase de apoio √† ditadura, podendo ter liga√ß√Ķes com a TFP, cujos mission√°rios se espalhavam no interior do pa√≠s. Apesar de considerada vazia a regi√£o era ocupada por diversas popula√ß√Ķes ind√≠genas.

Lucas do Rio Verde √© considerado hoje um munic√≠pio que ocupa lugar de destaque no ranking dos melhores √ćndices de Desenvolvimento Humano (IDH) do pa√≠s. Lucas do Rio Verde √© uma cidade que se desenvolveu muito r√°pido, pois at√© o final dos anos 90 a cidade n√£o era servida de rede de energia el√©trica, possuindo apenas motores geradores a √≥leo para o abastecimento da cidade.A popula√ß√£o √© predominantemente sulista, mas com a divulga√ß√£o dos prod√≠gios econ√īmicos das monoculturas pessoas de outras regi√Ķes do pa√≠s migraram para a cidade. Mas n√£o havia mais "terras sem dono". A op√ß√£o dos migrantes paraenses, maranhenses e mato-grossenses foi trabalhar nas fazendas. A mecaniza√ß√£o da agricultura permite mais rapidez na colheita e plantio, mas reduz a quantidade de m√£o de obra empregada.

Atualmente (abril de 2008) o município passa por uma profunda transformação, com a agro industrialização, o que atrai uma grande quantidade de pessoas que buscam trabalho, entretanto o alto custo de vida, principalmente aluguel e alimentação, tem dificultado a vida dos novos moradores, que aos poucos voltam para sua região de origem ou entram para a vida de crimes, fator que vem crescendo diariamente na cidade(outubro de 2010)...

Geografia
Com uma localiza√ß√£o geogr√°fica privilegiada, Lucas do Rio Verde desponta como um dos principais polos de desenvolvimento agr√≠cola do Estado. Na d√©cada de 70, migrantes do Sul do Brasil resolveram instalar-se no centro de Mato Grosso. √Č considerado o primeiro munic√≠pio a colher soja no pa√≠s e maior produtor de milho safrinha do Brasil.

Infraestrutura
O munic√≠pio precisa avan√ßar agora no tratamento do lixo, saneamento, educa√ß√£o, nas pol√≠ticas p√ļblicas de cultura, no transporte p√ļblico urbano e na recupera√ß√£o das √°reas de reserva legal. No Cerrado, a legisla√ß√£o ambiental exige 35% de preserva√ß√£o da vegeta√ß√£o nativa.

Educação
No que refere-se √† educa√ß√£o, o Munic√≠pio de Lucas do Rio Verde √© modelo para o Estado e o Pa√≠s, o que comprova-se pelos resultados do √ļltimo IDEB: "das dez melhores escolas p√ļblicas de Mato Grosso, segundo o √ćndice de Desenvolvimento da Educa√ß√£o B√°sica (Ideb), tr√™s s√£o da rede municipal de Lucas do Rio Verde". [ver na √≠ntegra]

Em sua infraestrutura, Lucas do Rio Verde conta com institui√ß√Ķes p√ļblicas e privadas que atendem desde a Educa√ß√£o Infantil at√© o Ensino Superior.

Entre as escolas p√ļblicas de educa√ß√£o b√°sica, est√£o 15 municipais e 4 estaduais. Na cidade existem mais 4 escolas, que s√£o privadas.

No ensino superior, desde 2008, o Município conta com a presença da Rede La Salle de Educação, uma rede mantida pelo Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, fundada por São João Batista de La Salle, Padroeiro Universal dos Professores. A cidade também tem o projeto de trazer o mais rápido possível, um campus de um faculdade publica.

O Município de Lucas do Rio Verde conta ainda com uma Instituição de Ensino Técnico de Nível Médio, o CIENTEC - Centro Integrado de Ensino Técnico, que oferece cursos Técnicos em Enfermagem, Radiologia, Segurança do Trabalho, Agropecuária e Eletrotécnica.

play
video
Entrevista com Dr flavia, Dr Andrey e Dr Noberto, Empresa Pro Saude
publicidade-feijao
revista141_p

© 2013 Copyright Revista Interativa MT 141 | Designed by Summos Criativos